história

A trajetória da Maitá perpassa pelo antigo Grupo Pitá, que atuou principalmente junto a comunidades e movimentos sociais, prestando serviços de assessoria técnica em habitação de interesse social. O desenvolvimento dessas atividades ganhou proporção e importância, fazendo-se fundamental a constituição de uma associação formal. Para tanto, o grupo trabalhou arduamente para melhor gerir e ampliar sua atuação em parceria com o Poder Público e outras organizações sociais e, em 17 de março de 2022 foi formalizado na pessoa jurídica Maitá ATHIS.

Motivados a partir da demanda de uma comunidade em busca por moradia digna (EBUS), atualmente a Maitá ATHIS conta com profissionais de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil e direito, atuando em atividades profissionais relacionadas à assistência técnica em habitação de interesse social (ATHIS) na cidade de São Carlos/SP e região. A atuação da Maitá ATHIS com a Comunidade Em Busca de um Sonho (EBUS) deu início a uma jornada de quase cinco anos atuando no âmbito do Direito à Moradia Adequada e através do trabalho de Assistência Técnica, direito assegurado pela Lei nº 11.888/2008.

A assessoria participa desde o início do segundo semestre de 2017 das assembleias dos moradores da OEBUS e desde o início do acompanhamento o grupo se colocou à disposição para construir, de forma participativa, os projetos de arquitetura e urbanismo necessários para assegurar os direitos supracitados. Para financiar esta elaboração, foi escrito um projeto para o edital de fomento 003/2021 do CAU/SP. Essa metodologia participativa é objetivo da assistência técnica e com ela os moradores colocaram suas opiniões e propostas para o futuro projeto habitacional, qualificando-o.

Buscamos trazer a discussão de maneira ampla e crítica para o interior do Estado de São Paulo, por meio das frentes de assessoria para regularização fundiária, projetos arquitetônicos e urbanísticos de construção e adequação do espaço construído, aplicações com geotecnologias (SIG e integração com aerolevantamento a partir de drones), assistência e assessoria técnica em planejamento urbano e regional. Estes trabalhos são realizados como prestação de serviços em parceria com diferentes instituições, como Peabiru TCA, Veracidade e CAU/SP, e financiados a partir de editais e convênios públicos. Em especial em parceria com a Peabiru TCA foram realizados aerolevantamento e produção de materiais gráficos para o Plano Popular do Jardim Helian em São Paulo - SP, integrante do processo de REURB-S da comunidade, e o edital para ATHIS Rural, ambos no ano de 2020.

Ao elencar os trabalhos realizados é evidenciado que a Maitá trabalha com prestação de serviços em Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, englobada pelo termo Habitação de Interesse Social, no âmbito popular e participativo, viabilizando o trabalho profissional através de convênios para aplicação de recursos públicos, como programas habitacionais ou fundos municipais, verbas do legislativo e/ou parcerias com entidades.