sobre a maitá

A Maitá - Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos voltada para a assessoria técnica em Habitação de Interesse Social que, desde 2017, traz para o interior do Estado de São Paulo a discussão do espaço habitado digno de maneira ampla e crítica por meio das frentes de assessoria para regularização fundiária, projetos arquitetônicos e urbanísticos de construção e adequação do espaço construído para baixa renda, aplicações com geotecnologias (SIG e integração com aerolevantamento a partir de drones) e planejamento urbano e regional. Em sua mais recente formação, a Maitá ATHIS conta com profissionais de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil e direito.

A trajetória da Maitá perpassa pelo antigo Grupo Pitá, que atuou principalmente junto a comunidades e movimentos sociais, prestando serviços de assessoria técnica em habitação de interesse social. O desenvolvimento dessas atividades ganhou proporção e importância, fazendo-se fundamental a constituição de uma associação formal. Para tanto, o grupo trabalhou arduamente para melhor gerir e ampliar sua atuação em parceria com o Poder Público e outras organizações sociais e, em 17 de março de 2022 foi formalizado na pessoa jurídica Maitá ATHIS.

Nossa entidade tem por finalidade fundamental defender, estimular e participar de iniciativas que objetivem garantir o pleno acesso aos direitos fundamentais, sobretudo a partir de intervenções nos territórios que visam a um uso socialmente justo e ambientalmente sustentável da terra, nas diversas escalas do espaço habitado e assessorar, desenvolver e executar projetos e pesquisas que colaborem para a proteção social e redução das desigualdades socioespaciais, tendo em vista a autonomia e o exercício da plena cidadania de pessoas e grupos socialmente vulneráveis e historicamente subalternizados.