escopo 

Diante da iniciativa de remoção de 460 famílias assentadas no Banhado, foi realizada a elaboração de um plano de urbanização e regularização fundiária como estudo sobre a viabilidade de permanência segura da comunidade. Nesse plano, priorizou-se a valorização da água, o uso intensivo de infraestruturas e as diferentes escalas da inserção do trabalho na sociedade, articulando os interesses sociais aos ambientais. A Maitá ATHIS, anteriormente nominada Pitá, participou em parceria com a academia e a comunidade na elaboração do Plano, buscando garantir infraestrutura e regularização fundiária. 

Foi executada entre dezembro de 2018 a junho de 2019 com o envolvimento dos moradores, participantes da Veracidade, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, Maitá ATHIS e Universidade do Vale do Paraíba. 

parcerias e fomento

Execução: Associação Veracidade, com parceria Pexurb/IAU-USP, EESC-USP, Najurp/FDRP-USP, UniVAP e Maitá (então Grupo Pitá)

Fomentos de execução: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do estado de São Paulo, Programa Aprender na Comunidade da Universidade de São Paulo

Fomentos de publicização: Santander - Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo

resultados

Banhado: plano popular de urbanização e regularização fundiária

Jeferson C. Tavares (Autor)

Marcel Fantin (Autor)